Tudo o que você precisa saber sobre CDB! Fala galera, tudo certo com vocês? 😉
Você deve ter percebido que só agora que as pessoas começaram a se interessar por investimentos e apesar de ainda não ter uma cultura de educação financeira muito forte no país, a galera começou a gostar muito de alguns tipos de investimentos. Entre estes investimentos está o CDB e aqui vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre CDB.
VEJA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:
O que é CDB?
CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma garantia de rendimento fixo do tipo de crédito privado, oferecido pelos bancos. É uma das alternativas preferidas por aqueles que dão os seus primeiros passos em investimentos.
Basicamente, o CDB funciona como um empréstimo do seu dinheiro à instituição bancária. Em troca você, recebe uma taxa de rendimento que é definida no momento da compra.
Passo a passo para investir no CDB
1º – Escolher uma corretora ou banco de investimento. ( Caso você não tenha conta em uma corretora de valores, tem um vídeo onde eu falo sobre corretoras e te ajudo a escolher melhor corretora de acordo com seu perfil, é só clicar AQUI )
2º – Abrir uma conta.
3º – Pesquisar os melhores títulos e os que melhor se adaptam ao seu perfil.
4º – Faça um investimento inicial do montante desejado.
Tipos de CDB
1 – Títulos pós-fixados
Este é o tipo mais comum de CDB. A sua taxa de retorno está ligada a um índice da economia, geralmente é o CDI. Basicamente, o emissor ( o Banco que está emitindo o CDB para que você possa investir) paga uma percentagem do índice de referência utilizado.
Uma vez que os índices variam ao longo do tempo, os rendimentos dos CDB pós-fixados estão também sujeitos a flutuações até à data de vencimento. Por isso ao investir neste ativo, você tem apenas uma previsão de quanto irá receber no vencimento.
Em geral, se o índice de indexação no caso o CDI aumentar, os seus rendimentos também aumentarão, porém se diminuir os seus rendimentos também diminuem.
2 – Títulos prefixados
A taxa de retorno prefixada consiste numa remuneração fixa. Isto continua independentemente das condições de mercado.
No momento do investimento, você já fica sabendo exatamente quanto o seu dinheiro irá rentabilizar até à data de vencimento.
3 – Títulos híbridos
O CDB híbrido é a classe menos oferecida no mercado. Tem uma taxa de rendimento composta por duas partes: uma fixa e uma variável. Geralmente é encontrada da seguinte forma IPCA + 2%, IPCA+5%. o IPCA é índice que basicamente é utilizado para medir a inflação, essa seria a parte variável e o numero seguinte no nosso exemplo seriam 2 e 5% seriam os valores fixos, no caso esse investimento teria uma rentabilidade de valor do IPCA + 2 ou 5%
Vantagens e desvantagens do CDB
Para tornar tudo mais claro para você, veja abaixo os pontos positivos e negativos deste investimento.
Vantagens
1 – Boa rentabilidade: os rendimentos são mais elevados do que os das contas poupança, por exemplo. Em alguns casos, é possível ganhar o dobro do que numa caderneta de poupança.
2 – Liquidez diária: em alguns casos, o CDB pode oferecer liquidez diária, ou seja, pode resgatar esse dinheiro em qualquer momento.
3 – Proteção FGC: esse é um dos fatores que ajudam esse investimento a ter um baixo risco, o Fundo, que garante até R$ 250 mil por CPF e por emissor. Além disso o maior risco desse investimento é caso a instituição financeira que esta emitindo o CDB que no caso seria o Banco, quebre e venha a falência, o que é difícil de acontecer porém não é impossível.
4 – Margem de garantia: uma vantagem que poucas pessoas conhecem é que pode ser utilizada como margem de garantia para investir na bolsa de valores. Assim, o seu dinheiro pode ser investido em dois locais ao mesmo tempo.
Desvantagens
1 – Tributação: a primeira desvantagem do Certificado de Depósito Bancário é que há uma incidência de imposto sobre o rendimento. Outro detalhe importante: se aplicar o seu dinheiro e o sacar em menos de 30 dias, terá também de pagar o IOF.
2 – Montante mínimo: o montante exigido pela maioria dos bancos é mais elevado em relação a outros investimentos, como o Tesouro Direto, por exemplo.
3 – Período de carência: em alguns casos, o CDB contratado exigirá um período de carência. Nesses casos, não poderá receber ao seu dinheiro até que esse período tenha expirado.
Tributação do CDB
A tributação dos CDBs é semelhante à da maioria dos investimentos de renda fixa:
– 22,5% – sobre os rendimentos produzidos até 180 dias após o investimento;
– 20% – sobre os ganhos que ocorrem até 360 dias após o investimento;
– 17,5% – sobre os ganhos que ocorram até 720 dias após o investimento;
– 15% – sobre os ganhos que ocorram 720 dias após o investimento.
Na data de vencimento, você recebe o montante original mais todos os ganhos do período. No entanto, lembre-se que o CDB está sujeito ao imposto sobre o rendimento IR. Varia entre 22,5% e 15%, dependendo do período de investimento.
Para além do imposto sobre o rendimento, aqueles que deixam o dinheiro no CDB por menos de 30 dias têm de pagar o imposto IOF. Trata-se de um imposto mais agressivo. Pode atingir 96% para um investimento de um dia.
Se por um lado o CDB é tributado, por outro lado não cobra taxas de gestão, desempenho ou custódia. Além disso, entre as suas vantagens estão o atrativo rendimento fixo e a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.
Quando e onde investir?
O investimento em CDB é uma boa alternativa para várias carteiras. No entanto, qual delas é a melhor para o seu perfil?
Esta resposta depende de uma série de fatores, principalmente pessoais. Tudo começa com os seus objetivos de investimento e o prazo para a sua realização. Geralmente é utilizado para investimentos de curto a médio prazo, como uma viagem ou a compra de um carro, por exemplo.
Outro ponto importante é ter em conta o montante a investir. Geralmente, quanto maior for o montante, maior será o retorno.
Em geral, os melhores CDBs são aqueles que têm taxas de retorno correspondentes às suas expectativas. Ou seja, eles podem acelerar a realização dos seus sonhos. Portanto, faça a sua pesquisa!
Não adianta investir somente no CDB que tem a maior rentabilidade, também é preciso levar em conta o prazo do vencimento e de acordo com seu planejamento e com uma determinada liquidez.
Neste artigo te passei basicamente tudo que você precisa saber sobre CDB, agora é só você escolher o ativo que faz mais sentido para o seu objetivo e investir sua grana!
Espero ter ajudado de alguma forma!